Após balanço positivo em 2010, Cotton e Eduardo visam novos objetivos no Rally dos Sertões

Rally

Dupla paulista na edição 2011 do Rally dos Sertões

Dupla da ProMacchina/Cotton Motorsport terá na temporada duas provas do Sertões Series, onde competem pela categoria Pró Etanol

São Paulo, 25 de agosto de 2011: Para o piloto Marcus Cotton foram 10 anos sem participar de competições de rali cross-country, e em seu retorno às trilhas ele encarou o desafio do segundo maior rali do mundo. Ao lado do navegador Eduardo Costa, a dupla marcou presença na 19ª edição do Rally dos Sertões. E mesmo enfrentando diversas dificuldades a bordo de um modelo Protom, incluindo um capotamento e uma forte batida em uma árvore, Cotton e Eduardo fizeram o que muitos não conseguiram, cruzaram a linha de chegada da última etapa do rali, após 10 dias de disputa, e atingiram o principal objetivo que era de completar a prova. “Apesar dos contratempos, mostramos que temos potencial para andar junto com os ponteiros”, disse o navegador.

Cotton explica que a participação da Equipe ProMacchina/Cotton Motorsport no certame foi dentro do planejado. “Tivemos um excelente início, onde andamos entre os oito melhores na geral, e em terceiro na categoria Pró-Etanol, bem próximos dos primeiros colocados. Após alguns problemas mecânicos, perdemos a chance de brigar pela vitória, assim, mudamos nossa estratégia, e nos focamos em manter entre os quatro primeiros da categoria, até que sofremos um acidente na 7ª etapa, e isso nos custou uma posição”, relatou o piloto.

Mesmo após o capotamento, que trouxe prejuízos apenas ao carro da dupla, já que Cotton e Eduardo saíram sem nenhum ferimento, eles resolveram voltar para a disputa, quando um novo incidente na 9ª etapa atrapalhou novamente os planos da equipe. “Na penúltima especial demos uma escapada, e atingimos uma árvore lateralmente, o impacto danificou nosso tanque de combustível, e achamos mais prudente abandonar a etapa, e concluir a disputa no dia seguinte, quando terminamos a prova na 8ª posição”, completou Cotton.

Considerado por Eduardo um dos Sertões mais difíceis dos últimos anos, exigindo muito de piloto, navegador e equipamento, segundo Cotton a maior dificuldade para a equipe foi a falta de visibilidade durante as ultrapassagens. “Nossa maior dificuldade foi enfrentar o grande número de ultrapassagens, devidos aos problemas que nos levaram a largar no final do grid em alguns dias. A poeira levantada pelo competidor que está a sua frente atrapalha muito, e faz com que a prova fique muito perigosa, passamos por vários sustos por conta disso”, disse.

MOVIDOS PELA SUSTENTABILIDADE

A dupla acredita que o modelo Protom, movido a etanol, utilizado durante o Rally dos Sertões se comportou muito bem, e foi possível analisar os pontos que podem ser aperfeiçoados para as próximas competições. “O carro é fantástico, os pequenos problemas mecânicos que tivemos foram porque exigimos demais dele. Mas, com a experiência que adquirimos, sabemos exatamente onde podemos melhorar o equipamento. Com relação à equipe, só temos elogios a fazer, pois foram sensacionais”, declarou Cotton.

O piloto da ProMacchina/Cotton Motorsport também faz questão de enaltecer o desempenho do veículo, que além de ser mais sustentável, também não deixa nada a desejar aos modelos dos adversários. “Além dos benefícios ambientais, por utilizarmos um combustível ecologicamente correto, o ponto forte do nosso carro é a potência do motor que desenvolvemos. Com isso, alcançamos altíssimas velocidades durante a prova, e as retomadas eram extremamente rápidas, tudo isso aliado a uma confiabilidade impressionante. Fizemos todas as etapas sem efetuar nenhuma manutenção no propulsor, apenas troca de óleo e filtro”, disse.

Segundo a dupla, o Rally dos Sertões é muito maior que apenas um evento esportivo, é uma experiência única de vida para todos os envolvidos. “É uma oportunidade ímpar, onde você aprende a lidar com vários sentimentos, ou você se adapta, ou ‘pede pra sair’. Costumo dizer que o Sertões separa o homem do menino, é tudo muito fascinante, e nos dá subsídios para enfrentar as inúmeras situações de nossas vidas. Aconselho à todos que puderem, participem, seja como competidor, médico, mecânico, apoio, pois é uma lição de vida”, enumerou Cotton.

Eduardo completa. “Além dessa convivência em tempo integral com os outros integrantes da equipe, acabamos por conhecer um Brasil que está fora da mídia, uma realidade completamente diferente de quem mora nas capitais. Pessoas simples, que te recebem com um calor humano impressionante, e chega a emocionar, foi assim em todos os lugares por onde passamos”.

Na temporada, Cotton e Eduardo tem ainda mais dois desafios pela frente, em provas do Sertões Series, organizado pela Dunas, nos dias 23 e 24 e setembro em Santa Catarina, e 03 de dezembro em São Paulo, no Rally dos Amigos. “Nossa ideia é terminar o Sertões Series este ano, e em paralelo focar em nosso projeto para o próximo ano. Estamos em busca de apoio de uma fábrica para uma disputa de igual para igual com alguns de nossos concorrentes”, finalizou Cotton.

A Equipe ProMacchina/Cotton Motorsport conta com Patrocínio de Amvox Eletrodomésticos, Rede Camargo Combustíveis e Revista FullPower, e Apoio da ASA Advogados e Associados.

Informações à Imprensa:
SIG Comunicação
Texto: Silvana Grezzana/ Isabela Ferreira/ Luciana Gomes

Tags:

Deixe um comentário